Acessório Que Acelera Cura de Ossos Quebrados

2015-12-02 0

Quem já quebrou um braço ou perna, passou pela experiência de ter o membro engessado por alguns dias para que tudo voltasse ao normal. Já pensou que em vez de gesso você usasse um acessório feito a partir de uma impressora 3D? Esse é o conceito do Cortex, um periférico de plástico que substitui o gesso por uma cobertura braçal vazada que, dispensando o processo de engessar o braço e ainda permite que o usuário fique com o membro reto, sem precisar dobrá-lo. O molde é impresso em terceira dimensão a partir de um raio X do osso quebrado do paciente.

O Cortex ainda não tem previsão para chegar ao mercado, já que ainda está em fase conceito. No entanto, um novo protótipo baseado na mesma ideia promete dispensar de vez o uso do gesso e de quebra agilizar o processo de cura do osso danificado. É o  Osteoid, um exoesqueleto semelhante ao Cortex com um dispositivo de ultra-som que acelera a cicatrização.


O Osteoid foi o projeto vencedor do Prêmio A’Design 2014, competição voltada para novas ideias na área da impressão 3D. O acessório é feito sob medida para cada usuário, resistente a água e pode ser projetado em várias cores diferentes.

No centro do dispositivo tem um mecanismo de luzes que informa o usuário sobre o estado do osso fraturado e do tempo de sessão dos pulsos de ultra-som. Por exemplo, se o paciente atingiu o tempo de 20 minutos de utilização do gadget, luzes começam a piscar e mudar de cor, indicando que chegou a hora de encerrar a sessão. Karasahin afirma que o Osteoid levou quatro meses para ficar pronto. O próximo passo é a criação de um sistema de bloqueio que projete melhor o membro quebrado e acelere ainda mais o processo de cicatrização.

REF.: CanalTech

 

Leave A Response »