Seu Joelho Merece Mais Atenção!

2015-10-10 0

Quando os músculos da perna e do quadril estão fracos é o joelho que sofre. O joelho dá sinais, então fique alerta se sentir dor no joelho à noite, mesmo sem peso; se sentir estalos com dor; se não conseguir esticar o joelho; se ele ficar inchado e com vermelhidão.

Alguns tratamentos e exercícios de fortalecimento não conseguem reverter as lesões, mas podem aliviar as dores. E em último caso, cirurgia.




BONS HÁBITOS QUE VOCÊ PRECISA TER

Um joelho saudável faz toda a diferença na hora de se divertir de forma ativa, seja em uma caminhada, durante uma dança ou na prática de um esporte radical. Por isso, é fundamental cuidar muito bem do seu.

1. Fazer exercícios regularmente. Hoje, sabe-se que a atividade física é fundamental para a prevenção de inúmeras doenças e mesmo para a reabilitação de lesões, inclusive do joelho.

2. Respeitar seus limites. Se estiver sem condicionamento, comece com um treino leve e aumente gradualmente a intensidade e o tempo de duração.

3. Acertar na escolha do calçado para o dia-a-dia. A escolha do tênis é fundamental para a saúde dos joelhos. Tênis de correr, leve e flexível, não serve para outros esportes. Atividades que exigem resposta rápida, como o tênis, exigem calçados antiderrapantes na área dos dedos. Já no basquete, o tênis ideal é o com sustentação lateral. Atividades aeróbicas pedem acolchoamento reforçado para os saltos.

4. Manter o peso ideal. A sobrecarga ocasionada pelos quilinhos a mais castiga as articulações, especialmente o joelho. A artrose, por exemplo, é três vezes mais comum em obesos.

Ref.: Globo e Revista Viva Saúde

 

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